Ter uma relação bem sucedida com os clientes é um dos pontos mais importantes para alcançar o sucesso.
Devido ao seu potencial e grande poder de cativar clientes – até mesmo revertendo situações negativas – cada vez mais os empresários percebem a importância do Marketing (não só o marketing de relacionamento, mas de um modo geral) e como ele é crucial para ganhar espaço em um mercado competitivo.O número de concorrentes dentro de um mesmo ramo é cada vez maior, muitas das vezes com os mesmos produtos e serviços oferecidos por diversas empresas.
Analisando esse panorama, atrair o cliente e, principalmente, fidelizar esse cliente torna-se um enorme desafio. Para ajudar empresas a conquistar seu espaço no mercado e destacar-se frente à concorrência, o Marketing de Relacionamento é um forte aliado.
A importância do Marketing de Relacionamento
Segundo a definição de especialistas, o marketing de relacionamento são as ações tomadas pela empresa com a finalidade de criar e manter um relacionamento positivo com os seus consumidores. Para conquistar a fidelidade do cliente, a empresa oferece diversos benefícios.O ponto focal dessa estratégia é tornar os clientes fãs da marca e consequentemente divulgadores dos produtos e/ou serviços ofertados pela empresa. Um outro objetivo é transformar-se em referência no mercado, inclusive devido às experiências positivas oferecidas ao usuário. Para atingir essa meta, a empresa cria um relacionamento em que oferece vantagens para seus clientes e prospects.
Mas como implementar essa estratégia?
Use as redes sociais a seu favor
Saber usar as redes sociais é uma estratégia poderosa para aproximar clientes e empresas. Por isso, é um meio essencial para construir o relacionamento com os clientes. A presença nas principais redes – tais como Facebook, LinkedIn, Instagram, Twitter etc. – já não é mais um diferencial corporativo, e sim uma obrigação.
Saiba quem é o seu cliente
Tenha um banco de dados com as informações relevantes sobre os clientes. Um sistema de CRM {Customer Relationship Management} pode ser uma ferramenta importante para esse gerenciamento. Mas, para quem está iniciando e quer minimizar os custos, uma planilha bem organizada já ajuda bastante.
Crie estratégias para fidelizar os clientes
Sejam programas de fidelidade, descontos especiais ou premiação. O importante é premiar tanto o cliente novo quanto o fiel. Nesse segundo caso, é fundamental que ele se sinta valorizado e recompensado por ser fiel à sua empresa.
Separe seus clientes em listas
Segmentação e personalização são palavras de ordem! Mais uma vez, o banco de dados atualizado e completo de todos os seus clientes se mostra importante. Você pode criar listas personalizadas com os clientes, por exemplo, de acordo com o perfil de compra. Assim fica mais fácil criar ações segmentadas para cada público.
Priorize seus clientes fiéis nas novidades e descontos
Seja qual for a novidade, mostre ao seu cliente fiel que ele vai ficar sabendo antes de todos e terá a oportunidade de comprar antes do lançamento. Pode não parecer, mas esse tratamento diferenciado é valorizado e fará com que seu cliente fiel se sinta especial e recompensado pela fidelidade.
Aproveite os canais disponíveis para relacionar com seus clientes
Depois que você conhece o perfil dos clientes, segmenta as ações, sabe o que ele gosta e como encontrá-lo, você pode e deve relacionar-se com ele utilizando os canais mais adequados disponíveis, como e-mail e WhatsApp, por exemplo. Seja para oferecer ofertas como para disponibilizar formas dele contatar a sua empresa para dúvidas, sugestões e reclamações.
Faça o seu cliente sentir-se importante
Parabenizar, dar descontos e/ou brindes em datas importantes da sua vida, como aniversário e casamento, além de criar uma proximidade com o cliente faz com que ele se sinta importante e, mais uma vez, recompensado.
Muito além de um bom atendimentoO Marketing de Relacionamento é, em um mercado altamente competitivo, a chave de acesso entre uma marca e o seu público-alvo. Afinal, mais do que oferecer um produto ou serviço, é criado um relacionamento sólido e bilateral – através do qual o cliente vai decidir se compra ou não em uma determinada empresa.Mas engana-se quem pensa que o Marketing de Relacionamento resume-se a um bom atendimento. Esse conjunto de estratégias requer mais, deve ser o “plus”que vai transformar um cliente em fã.Por conta disso, é muito importante conhecer o seu consumidor. Somente dessa forma será possível personalizar o atendimento, atender suas necessidades e desejos, tirar dúvidas e superar as expectativas, resolvendo problemas que nem ele sabia que tinha.