A Análise SWOT parece um bicho de sete cabeças que todos os empreendedores e gestores tem que enfrentar. Realizar um planejamento estratégico que ajude a definir as ações, objetivos e metas da sua empresa pode ficar muito mais fácil após realizar a Análise FOFA – como chamamos a matriz SWOT aqui no Brasil.
Essa matriz é utilizada antes da empresa implementar suas estratégias para obter um diagnóstico completo da sua situação e dos ambientes a sua volta. Após a análise fica mais fácil perceber possíveis riscos que poderão ser encontrados pelo caminho e aproveitar as oportunidades.
Os conceitos importantes da análise SWOT
O desenvolvimento dessa matriz é dividido em ambiente interno e ambiente externo. É através da análise desses ambientes que conseguimos traças possíveis projetos para alavancar a empresa, além verificar o que não vem dando certo até aqui.
Confira detalhadamente as características de cada ambiente e como devemos analisá-los.
Ambiente interno
O ambiente interno é aquele que você consegue ter o controle de tudo o que acontece dentro da empresa, que faz parte ou se relaciona com ela. Seja no controle de pessoal, máquinas utilizadas, sistema de gestão dos negócios etc. É através desse ambiente que você tem a possibilidade de analisar as forças e fraquezas.
- Forças: São elementos e características que geram vantagens contra a concorrência. Explore as melhores atividades, recursos, o engajamento dos clientes com seus projetos e avalie a vantagem competitiva da sua empresa no mercado, fazendo um comparativo com a concorrência.
- Fraquezas: São as desvantagens que interferem ou prejudicam o andamento do seu negócio. Uma mão-de-obra não capacitada e a falta de treinamento para a capacitação desses empregados é um exemplo de fraqueza do seu ambiente interno.
Ambiente externo
O ambiente externo, ao contrário do interno, é aquele no qual a empresa não tem controle dos seus acontecimentos. É tudo o que acontece fora da empresa desde o clima, legislação, desastres naturais, crise econômica etc. É através desse ambiente que você tem a possibilidade de analisar as oportunidades e ameaças.
- Oportunidades: Fatores externos que não são controlados pela empresa e influenciam positivamente para o seu crescimento. Um bom exemplo seria a ampliação de crédito do consumidor que seu negócio atinge, ou, durante o período de carnaval, o seu hotel localizado no Rio de Janeiro tem as estadias esgotadas.
- Ameaças: Aqui falamos sobre o oposto das oportunidades. Fatores do ambiente externo que influenciam negativamente para o crescimento da empresa. Seguindo o exemplo do hotel, uma temporada de fortes chuvas pode se tornar uma ameaça para o seu negócio atingir a meta mensal.
Esses são apenas os conceitos principais para realizar uma análise SWOT. A BG – Comunicação e Marketing pode te ajudar no desenvolvimento dessa matriz, como em diversos outros assuntos que têm como objetivo alavancar a sua marca.
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