Você sabe exatamente o que é marketing?
Para começarmos a compreender bem o que significa o Marketing Digital devemos primeiramente definir o conceito do Marketing.
A palavra Marketing é originária da língua inglesa, apesar de já estar vinculada, atualmente, à cultura mundial em virtude da Globalização.Em inglês, a tradução de
market significa
mercado e marketing pode ser traduzido como mercadologia (ou, mais raramente, mercancia), que nada mais é do que o processo usado para determinar quais produtos ou serviços podem interessar aos consumidores, assim como a estratégia que será utilizada nas vendas, comunicação e no desenvolvimento do negócio. É um estudo das causas, objetivos e resultados que são criados através das diferentes formas como nós lidamos com o mercado.Philip Kotler, no livro “Marketing de A a Z”, descreve o marketing da seguinte forma:
“Marketing é a função empresarial que identifica necessidades e desejos insatisfeitos, define e mede sua magnitude e seu potencial de rentabilidade, especifica que mercados-alvo serão mais bem atendidos pela empresa, decide sobre produtos, serviços e programas adequados para servir a esses mercados selecionados e convoca a todos na organização para pensar no cliente e atender ao cliente.”
Ou seja, podemos concluir que o Marketing é um conjunto de estratégias, técnicas e práticas que têm como objetivo agregar valor a determinadas marcas ou produtos e compreender os processos de compra, venda e trocas de serviços. Tudo isso com o objetivo de atribuir uma importância maior das mesmas para um determinado público-alvo.Ilude-se e está bem equivocado quem acha que o Marketing tem apenas como principal objetivo vender. O conceito, na verdade, se aprofunda em tudo que envolve este processo, desde a produção, venda e criação, passando pela logística, comercialização e pós venda do produto/serviço.
Marketing Digital: O que é isso, afinal?
Agora que entendemos um pouco mais sobre o que é o Marketing, podemos nos aprofundar no conceito de Marketing Digital. Mas, afinal, o que é realmente isso?Pode até não parecer (e talvez você nem perceba), mas o Marketing Digital, hoje em dia, já faz parte da vida de qualquer pessoa com acesso à Internet. Sem contar que é impossível pensar no nosso dia a dia sem ele.Apesar de ser relativamente recente, afinal, surgiu há pouco mais de 20 anos, este braço do Marketing veio para mudar radicalmente a forma como empresas se comunicam com seus consumidores.
“Marketing digital são ações de comunicação que as empresas podem se utilizar por meio da Internet e da telefonia celular e outros meios digitais para divulgar e comercializar seus produtos, conquistar novos clientes e melhorar a sua rede de relacionamentos.”
Por que o marketing digital é importante?
Compreendendo um pouco do que se trata o marketing digital, a pergunta que vem a seguir é: qual a importância dele em nossas vidas?Com o surgimento e aperfeiçoamento da internet e o aumento na potência da globalização, cada vez mais as pessoas têm acesso à informação, não importa quando e onde estiverem. Seja via computadores, tablets ou smartphones.O que os empresários às vezes não percebem é o quanto as novas mídias podem ser fatores de influência e decisivos para a imagem e o sucesso de seus negócios. Os
feedbacks dos clientes muitas vezes transmitem mais credibilidade e confiança pela sinceridade do que relatos de chefes e diretores. E por isso estes são fundamentais para o desenvolvimento da empresa.Compreendido isso, por que será que é tão importante trabalhar bem o marketing digital de sua empresa? Nesse momento, já é possível imaginar.Ocorre que o antigo boca a boca ainda é a ferramenta mais poderosa para divulgar e consolidar uma marca, e nos dias atuais essa forma “orgânica” de divulgação passou a ter uma versão digital. Ou seja, através dos canais online de comunicação e redes sociais, consumidores satisfeitos com seu negócio e com os benefícios obtidos com seu produto ou serviço provavelmente irão elogiar a empresa e publicar comentários positivos de suas experiências. Isso efetivamente atrai novos clientes e ajuda a empresa a construir um relacionamento longo e duradouro com seus clientes e potenciais clientes.Sem contar que os comentários e avaliações negativas também servem como uma importante referência para aperfeiçoar e compreender ruídos e/ou falhas que possam estar acontecendo, facilitando assim a identificação e correção imediata do problema.
Contudo, é necessário ter atenção! Do mesmo jeito que a internet e as redes sociais funcionam de forma positiva quando os clientes estão satisfeitos, consumidores insatisfeitos, que tiveram uma experiência negativa, podem prejudicar e muito a reputação tanto online quanto offline da empresa caso tenham sido impactados negativamente com seu atendimento, produtos ou serviços.Por isso, se você tem uma empresa ou ajuda no gerenciamento online de uma, é imprescindível entender muito bem o funcionamento das mídias onlines e, sobretudo, saber como contornar e lidar com as mais diversas situações. Nesse ponto, o marketing digital é uma ferramenta essencial, assim como ter uma boa agência é fundamental para a estratégia da sua marca.