Entender o que são e como usar as hashtags na comunicação da sua marca é um passo muito importante para o sucesso do seu negócio. Pensando nisso, nós preparamos esse conteúdo com um resumo da história dela e a sua real utilidade. Vamos abordar também o uso que deve ser feito nas principais redes sociais.Agora é descer a tela e aprender tudo sobre o assunto.
A origem da hashtag
No dia 23 de agosto de 2007, o designer Cris Messina, publicou a primeira hashtag da história no Twitter. A proposta era a de utilizar a cerquila (nome correto do símbolo #) para a criação de grupos dentro do microblog.A ideia veio do IRC, onde o usuário utilizava esse sinal gráfico para fazer uma associação a um grupo ou assunto.Já em 2009, o Twitter resolveu fazer com que a hashtag conduzisse o usuário para uma mesma interface que reunia todos os tuítes que faziam uso da mesma hashtag.Mas o verdadeiro boom dessa ferramenta veio quando o microblog criou os Trending Topics, onde elas reinam absolutas.A experiência transmídia promovida pelas hashtags é incrível. As próprias emissoras de televisão vêm colocando #NomeDoPrograma durante as transmissões como forma de estimular conversas sobre o que está no ar.Por que o Facebook resolveu adotar as hashtags?
As hashtags nasceram no Twitter e se espalharam para as demais redes sociais. O Facebook, a maior mídia social do mundo com mais de dois bilhões de usuários não poderia ficar de fora.Clicando em uma hashtag no Facebook acontece o mesmo que no Twitter: você é redirecionado para uma página com publicações sobre o mesmo tema.As hashtags funcionam como uma espécie de porta para um bate-papo sobre determinado assunto. Adotá-las significa estimular um tempo maior de permanência no site.3 erros comuns ao utilizar hashtags no Facebook
Elas estão presentes no Facebook, mas devem ser utilizadas com bastante moderação. Além disso, é preciso observar 3 erros comuns e evitá-los ao máximo.#01 Não usar caixa alta
Se você for usar uma hashtag com várias palavras, procure escrever a primeira letra de cada palavra com caixa alta. Isso vai facilitar a leitura e a identificação do assunto de que se está tratando.#02 Não dar incentivo ao uso de hashtags exclusivas
É muito fácil trabalhar com a comunicação de um evento de grande porte. Basta colocar o nome do evento depois da # e pronto, seu conteúdo vai se espalhar. No entanto, trabalhar com hashtags exclusivas, isto é, específicas de um produto ou serviço, é mais difícil.O que pode ser feito é oferecer um estímulo para que o usuário adote aquela hashtag. Ele deve ser encorajado a fazer uso daquela hashtag.Descontos exclusivos para quem fizer uso dessa prática pode ser uma solução interessante.#03 Usar uma palavra por hashtag, sendo elas banais
A partir do momento que você opta #por #escrever #desse #jeito há um sério risco de não dizer nada em cada uma dessas hashtags, o que não vai gerar nenhum tipo de resultado ou de participação no significado do que as hashtags representam. Tr
abalhar dessa forma pode ser um tremendo tiro no pé.3 erros comuns ao utilizar hashtags no Instagram
No Instagram o ideal é que você use no máximo 10 hashtags, pois assim não há chances dos algoritmos passarem por algum tipo de problema e não surtir o efeito desejado. E é claro que é preciso que todas elas tenha uma relação lógica com o tema da publicação.
#01 Substituir a descrição pela hashtag
Há muitas empresas que deixam de produzir uma descrição estimulante e acabam trabalhando apenas com uma hashtag exclusiva. O trabalho com esse tipo de hashtag deve ser feito de uma maneira criativa. Criar uma hashtag e pedir que os usuários publiquem fotos em seus perfis usando a sua hashtag em troca de aparecer na sua conta pode ser bastante estimulante.#02 Escolher poucas hashtags
No Instagram você pode ficar mais livre nesse sentido. Há uma correlação entre o número de hashtags e o nível de engajamento. Então escolha boas palavras-chave e use para obter mais visualizações e interações! Mas, claro, lembrando-se de não sair por aí colocando centenas delas.#03 Usar sempre as mesmas hashtags
O trabalho com as hashtags, como deu para perceber, requer estratégia e criatividade. Fazer uso das mesmas hashtags por um longo período pode desanimar a sua audiência.As únicas exceções são as suas hashtags exclusivas. Elas podem ser utilizadas bastante. Principalmente se você está divulgando alguma promoção ou uma novidade relacionada ao seu negócio.Chegou a hora de colocar a mão na massa
Agora que as hashtags não mais um mistério para você, está na hora de utilizá-las. Aproveite cada uma das nossas dicas e melhore o seu desempenho junto às redes sociais.