De forma geral, o termo SEO (Search Engine Optimization) é um conjunto de técnicas que tem como objetivo melhorar o ranqueamento orgânico nos mecanismos de busca (mais conhecidos como Google, Bing, Yahoo etc) e gerar mais acessos para qualquer página da web.Mas isso é necessário? Por que SEO é importante? Vem com a gente pra entender melhor.Hoje é o consumidor quem possui o poder nas mãos. Quando ele resolve obter mais informações sobre um produto ou serviço no qual quer adquirir, a primeira coisa a ser feita é procurar mais informações na internet.
É aí que um SEO bem feito se faz necessário.
Para atingir esse público você precisa se mostrar presente, e nada melhor do que estar na primeira página do buscador (seja Google, Yahoo ou Bing). De acordo com o Heatmap com o resultado da busca do Google, mais de 60% dos cliques são dados nos 3 primeiros links.Existem alguns elementos que influenciam no posicionamento das páginas. Os principais são:
- Qualidade do conteúdo.
- Referências em outros sites (backlinks);
- Performance da página (velocidade de carregamento, navegação etc.);
- Engajamento.
Pesquisa de palavras-chave
O uso de palavras-chave é um dos fatores mais importantes para um bom posicionamento nos motores de pesquisa. É o termo de busca que o usuário pesquisa para alcançar uma página, por isso é preciso saber escolher palavras-chave corretas para o seu tipo de negócio. Por exemplo, alguém que precisa comprar um notebook próprio para games poderá pesquisar pelo termo “melhor notebook para jogos”.Esse tipo de estratégia consiste em saber o que as pessoas, em especial o seu público, procuram nos buscadores e assim utilizar as palavras-chave corretas para a otimização do seu site ou blog. Essas palavras-chave podem não estar explícitas nas páginas do site, no entanto, podemos usar algumas relacionadas com o assunto, como no exemplo acima sobre “melhor notebook para jogos”.Para encontrar as palavras-chave ideais, comece das mais amplas para obter a específica. Leia seu conteúdo e rascunhe todas as palavras que você julgar importantes para a página. Logo após, observe se as palavras escolhidas estão de acordo uma página específica que você queira ranquear, e não o site como um todo.Essa dica lhe dará uma melhor visão do que você poderá trabalhar. E mais: É preciso adequar o seu site ao que o seu público procura. Se a busca é sobre “notebooks para jogos”, não é interessante encontrar links que falam sobre confeitaria, por exemplo. Não tente enganar o buscador, isso gera punições graves.Essas são algumas das técnicas que compõem um bom ranqueamento da sua página. Não é tarefa fácil e nem deve ser feito de um dia para o outro. Requer muita atenção e profissionalismo. E disso a gente entende.Aqui na BG – Publicidade e Propaganda você encontra suporte em SEO, mídias on e off e muito mais. Que tal a gente conversar sobre o seu negócio?