O Marketing Digital pode ser uma ferramenta poderosa, veja alguns exemplos
No texto anterior, falamos um pouco sobre o marketing e a importância do marketing digital para as empresas. Agora, vamos mostrar como essa estratégia pode ser um diferencial e muito decisiva para que uma marca alcance o sucesso.
Que o Marketing Digital é a uma das maravilhas do mundo moderno, você provavelmente já ouviu. Afinal, muito tem se discutido e debatido sobre a importância desta estratégia para o posicionamento da marca ou empresa, assim como as possibilidades de conseguir extrair resultados positivos. Mas, mesmo com toda a discussão em torno desse tema, há ainda quem duvide ou não tenha noção do quanto pode ser valioso o marketing digital.As marcas constituem a base clara para que empresas se posicionem e diferenciem-se em um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Com o objetivo inovador de atingir um público muito específico na hora e local exatos, além do baixo custo de investimento (se comparado com outros modelos de mídias convencionais), essa tecnologia permite uma publicidade muito mais eficiente e adequada ao contexto do usuário.Os esforços das empresas focam em criar uma marca com significado próprio e distinto na mente do consumidor. Ou seja, as empresas que já fazem uso do marketing digital estão saindo na frente e se destacando perante as outras. Investir uma parte do orçamento publicitário nessa estratégia é sinônimo de conquistar melhores resultados para a sua campanha.O modo como os consumidores se relacionam com determinada marca e/ou empresa está ligado não só em como foi feito o gerenciamento dessa marca (principalmente na mídia), mas também aos vínculos racionais e emocionais que esse consumidor desenvolve com o produto, serviço ou com a empresa ao qual a marca representa. Nesse ponto, podemos dizer que criar peças publicitárias que viralizam nas redes sociais tem mais a ver com comunicação correta do que com grandes investimentos.O importante é entender o consumidor e, sobretudo, testar várias ideias até uma despontar.Separamos cinco casos de sucesso que servem como um ótimo exemplo de como essa repercussão pode não só trazer ganhos, mas também ajudar a reverter uma imagem negativa.
Spoleto, Porta dos Fundos
O vídeo, inicialmente denominado Fast Food, fazia críticas severas ao atendimento da rede. Apesar de não ser citado, era explícito que toda caracterização pertencia à cadeia de restaurantes Spoleto. No vídeo o humorista Fábio Porchat representa um atendente que apressa os clientes, de forma bem agressiva, para que escolham rapidamente os ingredientes que irão compor seu prato de massa. Uma clara alusão ao Spoleto.Ao contrário do que era esperado por parte da maioria das empresas, a marca vislumbrou uma possibilidade e não uma derrota. Entrou em contato com a produção do canal e não só pediu que o grupo mudasse o nome do vídeo de Fast Food para Spoleto – parte 1, como patrocinou o canal e a produção de um vídeo-resposta intitulado como Spoleto – parte 2.De acordo com o próprio Kibeloco, a atitude surpreendeu até mesmo o grupo responsável pelo canal. Segundo o site essa foi “A ação de marketing mais espetacular da internet brasileira do ano e o comercial online mais legal de todos os tempos”. O Spoleto entendeu que deveria assimilar o golpe e corrigir a rota com a mesma linguagem das redes sociais em vez de fazer uma campanha muito cara e tradicional de reconstrução de imagem.
Confira o primeiro vídeo aqui.Empresa Havaianas
A empresa Havaianas, sediada no Brasil, em pouco mais de meio século conquistou 80 países, sendo um fenômeno mundial. Antigamente, era considerada uma marca “popular” voltada para um público de renda mais baixa. Mas após um alto investimento e um eficiente reposicionamento de mercado, passou a ser considerada uma marca descolada e moderna.Hoje, as havaianas são tão fundamentais na vida dos brasileiros que foram consideradas pelo governo como um dos produtos essenciais, tal como o arroz e o feijão.A marca por si só é uma referência em todos os aspectos de Marketing. Mas, uma ação muito legal foi “Adivinho”, com Suzana Vieira. Com muito humor, além do vídeo, a campanha aproveitou boas sacadas e a fama da atriz para atrair o público nas redes sociais e usou, por exemplo, gifs no Tumblr.
Confira o vídeo aqui.Prefeitura de Curitiba
Recentemente perdemos muito humor no Facebook com o desligamento da “Prefs”, apelido criado para a Prefeitura de Curitiba. A página atraiu milhões de fãs (inclusive, a maioria de fora da cidade), criando conteúdos com muito humor, capivaras e memes.A página que começou no Facebook, mas que se estendeu para outras plataformas como Twitter, Instagram e o mais recente Snapchat, foi um dos cases digitais de maior sucesso no Brasil, estimulando inclusive o nascimento de páginas semelhantes no país todo.A “Prefs”, como era carinhosamente chamada, conseguiu, através de uma linguagem próxima do público, transformar assuntos e ações institucionais em posts bem humorados e informais, cheios de referências artísticas e culturais.Campanhas como #CasamentoVermelho e #BusãoSEMabuso aumentaram o alcance das ações do órgão, estimulando não só o engajamento digital, mas a conscientização social também.
Dove: Retratos da Real Beleza
A campanha global da Unilever para a Dove mostra várias mulheres sendo retratadas por um desenhista forense, baseado nas descrições das próprias mulheres e de outras pessoas.O mote da campanha se dá quando comparados, os retratos mais bonitos eram os descritos por terceiros, revelando que as mulheres são muito críticas e exigentes em relação à própria imagem.A campanha está entre as maiores audiências entre vídeos publicitários da história do YouTube. E, segundo o publicitário Paulo Castro, o segredo está na característica de enaltecer a beleza real, o que é emocional, e o direcionamento das campanhas para as redes sociais. Afinal, não dá para fazer uma peça de três, quatro minutos, para a TV.Geralmente, o investimento maior vai para a TV, mas a Dove pensou diferente. Com um vídeo emocionante ela tocou o coração do mundo nas redes sociais, ganhando prêmios e gerando exposição gratuita em diversas outras mídias.
Confira o vídeo aqui.Ponto Frio no Twitter
Um outro case de sucesso e excelente exemplo do aproveitamento e bom uso do Twitter para engajar usuários e, ao mesmo tempo, fazer vendas, é o perfil @pontofrio no Twitter, que soma mais de 250 mil seguidores.O perfil relaciona temas muito discutidos no microblog com ações comerciais da rede de varejo. Por exemplo, quando o assunto era a gravidez da personagem Paloma, na novela das 9, o Ponto Frio publicou uma mensagem de parabéns e, ao mesmo tempo, um link para um saldão de fraldas.O perfil explora com sucesso a ideia de participar das conversas casuais entre os usuários, de forma pertinente e bem-humorada, sem ser invasivo demais.
Confira o perfil aqui.
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Excelente essa matéria, muito fluída e abrangente. Parabéns e muito obrigado por compartilhar.