Bons hábitos são essenciais para ser um bom profissional e ter uma vida melhor
Muitas pessoas imaginam que mudar os hábitos é uma tarefa difícil de ser realizada e que as mudanças devem ocorrer apenas em um momento especial da sua carreira profissional: quando estão procurando o primeiro emprego, desempregados, ou mesmo insatisfeitos com seu atual emprego. Esta forma de pensar é um grande erro, pois mudar leva tempo e requer determinação, foco e atitude. Isso não acontece de uma hora pra outra.
Mudar os hábitos é evoluir, melhorar e se aperfeiçoar. Mas, para isso, é necessário ter um plano e focar seus esforços na melhora do seu marketing pessoal, qualidade de vida e produtividade, levando em conta todos os aspectos importantes que modificarão a sua vida e, como consequência, o seu lado profissional.A seguir, listamos 10 hábitos que acreditamos ser de suma importância para o desenvolvimento de um bom profissional e para melhorar seu estilo de vida também.
FAÇA UM EXERCÍCIO DE INSTROSPECÇÃOAntes de começar um novo dia de trabalho, cercado por estímulos visuais, informações e tarefas, guarde um momento de silêncio para você mesmo.Pode ser uma oração, meditação ou qualquer outro exercício de introspecção que seja mais agradável para você.O importante é esvaziar a mente das preocupações e do excesso de informações e visualizar tudo que há de positivo à sua volta. Segundo um
coach americano, o sentimento de gratidão é um dos segredos para levar uma vida plena e bem-sucedida.
FAÇA EXERCÍCIOS FÍSICOS
Qualquer atividade física – correr, caminhar, treinar, etc – é um ingrediente fundamental na rotina de pessoas saudáveis e produtivas. O importante é não ser sedentário.O começo do dia é um dos melhores momentos para se dedicar a isso. Pois, dessa forma, você começa o dia motivado, bem disposto e, consequentemente, ganha estímulo para aguentar um dia cheio no trabalho.
LEIA SEMPRE
A leitura, como muitos já sabem, é um dos segredos para abrir a sua mente e se destacar de outros profissionais. Afinal, educação e cultura nunca fizeram mal a ninguém.Dedicar alguns minutos do seu dia para ler um bom livro traz inúmeros benefícios a longo prazo: além de adquirir cultura, você ganha novas perspectivas sobre o mundo e contribui para a conexão entre diversas áreas de conhecimento.
ESTEJA SEMPRE ATUALIZADO
Este é provavelmente o mais óbvio e direto de todos os conselhos, principalmente para profissionais de Comunicação e Marketing, mas essencial também para todas as outras profissões. Mesmo assim, por mais óbvio que seja, é constantemente esquecido.Adquira e mantenha o hábito de se informar. Seja lendo as notícias diariamente, acompanhando o jornal, seguindo formadores de opinião nas redes sociais ou até mesmo com uma revista semanal. É crucial saber o que está acontecendo no mundo e no seu mercado de trabalho. Por isso não basta ler jornais de vez em quando, é preciso estar antenado a blogs e revistas sobre sua área de atuação. Isso lhe dará embasamento para discutir assuntos dentro e fora do seu círculo de profissão, assim como conhecimento geral a ser aplicado em todos os setores da sua vida.
APRENDAEste hábito é um pouco complementar ao anterior, porém com um pequeno acréscimo. Chega um ponto em que a maioria das pessoas se acomodam e param de querer aprender. Se é essencial manter-se informado, estar em constante aprendizado é fundamental.Aprenda qualquer coisa sempre! Se possível, faça cursos ou estude por conta própria, mesmo que não seja da sua área profissional. O mundo evolui constantemente, assim como as pessoas e as profissões, se ficar acomodado e achar que não tem mais nada a aprender, certamente ficará ultrapassado e será deixado “pra trás”.
COMPARTILHESe você já lê bastante, está sempre informado, mantendo-se atualizado e tem bastante conhecimento do mundo e da vida, mas não conta pra ninguém, não está aproveitando todo o potencial de ser bem informado.Comente, debata e converse sobre algo legal que você viu, empreste ou indique um livro bacana que você tenha lido, converse sobre os assuntos que domina e compartilhe com os mais jovens. Ensine o que você já sabe (de dicas sobre emprego à conselhos) e as pessoas sempre vão lembrar de você.
ORGANIZE-SEA organização, seja da mesa de trabalho, da sua casa, projetos, afazeres e do ambiente em geral é importantíssima, principalmente para o seu dia a dia e para a rotina no trabalho.Quando nos organizamos, podemos ter uma visão melhor do que é preciso ser feito e priorizar as tarefas mais importantes. A organização da lista faz toda a diferença no trabalho e também na vida pessoal. Há diversas maneiras de se organizar e com o tempo você vai perceber e ajustar qual o melhor jeito para você. Uma dica é fazer listas com as tarefas diárias, semanais, quinzenais e mensais de acordo com as suas necessidades.
LISTE SUAS TAREFAS PARA O DIA SEGUINTE
Desenvolva o hábito de anotar e listar tudo. É evidente que você não precisa ser obcecado por anotações, mas tente criar o hábito de colocar no papel o que você precisa fazer. Exatamente como fazemos com a lista de supermercado. Anote o que você deixou de fazer hoje para retomar no dia seguinte do ponto onde parou. É simples, prático e útil como lápis e papel.
TENHA UMA BOA NOITE DE SONO
Não é uma ciência exata, cada pessoa tem suas próprias necessidades e um tempo ideal de sono. Descansando da maneira correta, você será muito mais produtivo quando estiver acordado. Ao contrário do que alguns pensam, dormir poucas horas não é sinônimo de produtividade. É provável que você esteja sendo menos produtivo e demorando mais para terminar suas tarefas por causa do cansaço. Dormir tempo demais também pode acostumar seu corpo a se manter sempre descansado demais.
RELAXEEste é um dos conselhos mais sábio de todos. Afinal, no mundo em que vivemos as pessoas estão cada vez mais estressadas e cheias de problemas que se esquecem de relaxar. Todo mundo precisa adquirir o hábito de fazer o que gosta, curtir e aproveitar a vida.Seja assistir TV, jogar videogame ou cuidar do jardim. Evite ir dormir sem antes fazer algo que lhe dê prazer. Ninguém consegue viver só para o trabalho, sem perder o entusiasmo e ficar desmotivado. Aprender a relaxar é um hábito tão fundamental quanto levantar todos os dias para trabalhar. E é crucial para melhorar a qualidade de vida.