ALGORITMO DO GOOGLE: acompanhe as atualizações

Imagine se existisse um motorzinho inteligente instalado nos carros que fossem capazes de levar os passageiros para aonde eles quisessem com apenas um comando. Nos automóveis ainda não é possível, mas na internet isso acontece o tempo todo e o nome desse “motorzinho” se chama algoritimo.  Elas são os responsáveis pela lista de opções que aparecem quando os usuários fazem pesquisas nos sites de busca. Sem os algoritmos encontrar alguma informação na rede seria muito mais complicado.O fato é que 90% das buscas on-line acontecem no Google e isso torna imperativo fazer de tudo para a empresa aparecer nos primeiros resultados ou bem ranqueada como tecnicamente se diz.Para isso é fundamental estar bem informado sobre as últimas atualizações do algoritmo Google porque é ele quem vai definir as exigências que permitirão a marca ter a sua exposição crescendo continuamente.Essas atualizações Googlorianas acontecem com frequência e o objetivo é proporcionar as melhores experiências para os usuários. A mais recente começou a vigorar em maio de 2021 e foi chamada de Google Page Experience. Segundo o próprio Google “ela irá medir como os usuários interagem e percebem as páginas da Web, o que vai de encontro com o seu objetivo de proporcionar sempre o melhor uso possível da sua ferramenta para os usuários”Em outras palavras, os algoritmos estão investigando a usabilidade do seu site e os dois fatores mais importantes para que ele ganhe relevância e melhore o ranqueamento são a interatividade e a estabilidade visual. Veja o que isso significa: 

Interatividade

A interatividade é um conceito um pouco mais complexo de entender. Ela se refere ao tempo de resposta a uma ação dentro da página e é especialmente importante para e-commerces que contam com botões para adicionar no carrinho, por exemplo. Ao clicar em qualquer link, elemento ou botão, a resposta deve ocorrer em até 100 milesegundos. Caso leve mais tempo, haverá penalização para a página.

Estabilidade visual

A melhor maneira de entender o que é a estabilidade visual é pensar em quantas vezes você estava lendo um artigo e, sem mexer em nada, a página mudou completamente o local que você estava ou, ainda, ao clicar em um botão a página sofrer grandes mudanças e fazer você clicar em outro por engano. Isso não é algo tão comum para quem navega em um desktop, mas acontece bastante em dispositivos móveis. A estabilidade da página é exatamente o oposto disso. É quando a página permanece com o mesmo layout fornecendo a melhor experiência possível para o usuário.Para saber se a sua página é instável, é preciso analisar o índice de CLS que deve ficar abaixo de 0.1.Portanto, uma página deve ser otimizada ao máximo e as melhores dicas para que isso aconteça vem do próprio Google. São elas:
  • Velocidade de carregamento: LCP;
  • Interatividade: FID e
  • Estabilidade visual: CLS.
Existem muitas ferramentas que fazem isso, como:
  • PageSpeed Insights;
  • Chrome UX Report;
  • Search Console e
  • Web Vitals Extension.
 

Alguns desses nomes parecem complicados, mas na verdade são ajustes simples, nada que um bom desenvolvedor não resolva, Check seu score, priorize essas otimizações e faça as adequações necessárias. Com isso, os algoritmos vão estar sempre a seu favor algo fundamental para o seu negócio ser encontrado por quem busca. Sites lentos, vão ficar para trás.

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