Tendências de marketing digital para 2022

tendências de marketing para 2022

A comunicação das marcas mudou de forma significativa nos últimos anos. O ato de comprar virou uma jornada e para conduzir o consumidor em cada uma das etapas que a compõe é preciso um bom planejamento criativo e vários meios diferentes.

Para atender essa exigência, o marketing digital vem disponibilizando novas tecnologias, plataformas e programas para que o consumidor não deixe de percorrer todo o caminho que leva a finalização da sua compra.

O cenário em 2022 é que novas alternativas e soluções continuem surgindo com uma diferença: elas serão ainda mais baseadas em dados para que as ações se tornem de fato assertivas. Portanto, conheça as novas tendências do marketing digital e veja como ele será imprescindível para o sucesso das marcas.

 

Marketing de conteúdo:

Se você acompanha o cenário de Marketing Digital há algum tempo, já está familiarizado com o termo marketing de conteúdo.Para se ter uma ideia, mais de 70% das empresas no Brasil utilizam essa estratégia em suas ações de marketing como artigos, e-books infográficos, vídeos e apresentações de slides.

Mobile marketing:

Atualmente, é impensável elaborar uma estratégia sem considerar a otimização para dispositivos móveis.  No Brasil, 79% de todo o tráfego é originado de tablets, notebooks e, principalmente, smartphones.Portanto, é indispensável considerar o mobile marketing na execução das ações do seu negócio.

Vídeo marketing:

A utilização de vídeos é mais uma tendência forte do marketing digital para 2022.A inclusão de conteúdo audiovisual em landing pages aumenta as taxas de conversão em até 80%, enquanto no e-mail marketing pode ampliar em até 300% as taxas de cliques.

Big Data:

A coleta de dados é um dos grandes diferenciais quando se trata de prever e analisar o posicionamento de mercado. Os dados mais utilizados são aqueles relacionados aos consumidores, que dão à empresa a oportunidade de personalizar, segmentar, priorizar e se adaptar às mudanças de consumo.

Automação:

A automação de processos é um dos fatores que mais contribuem para a produtividade e rentabilidade dos negócios. No Marketing Digital não é diferente. Ferramentas de monitoramento, envio de e-mail marketing e CRM continuam se apresentando como poderosas aliadas para uma boa estratégia de digital.

TENDÊNCIAS AINDA SE CONSOLIDANDO

Pesquisa por voz:

A praticidade de uma pesquisa por voz é indiscutível. Com algumas palavras que revelam um desejo, o usuário encontra com facilidade qualquer tipo de informação. Em 2018, 40% das pessoas que participaram de uma pesquisa chamada Mobile Voice Usage Trends disseram usar a pesquisa por voz.

WhatsApp marketing:

Muito mais do que trocas de mensagens instantâneas, o WhatsApp é uma ferramenta que auxilia o marketing digital das empresas.Em vista disso, muitos empreendedores já utilizam e veem resultados positivos do WhatsApp nas suas campanhas de publicidade on-line por meio do WhatsApp Business.

Relacionamento via bots:

O crescimento do mercado de bots é impressionante. Até 2025, a perspectiva de aumento atual é de 24%/ De uns anos para cá, os bots começaram a fazer parte de redes sociais importantes como o Facebook e dos portais de muitas empresas.

AMP:

O uso de dispositivos eletrônicos tende a crescer e o número de pessoas conectadas também.Segundo uma pesquisa feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 116 milhões de pessoas usam a internet. Dentro desse número, 94,6% usam o celular para se conectarem ao mundo virtual.Em razão disso, páginas responsivas tendem a alcançar boas posições nos sites de busca.

Produção de Podcasts:

O Podcast se mostrou com uma tendência de crescimento muito grande em 2021 e certamente continuará expandindo em 2022. Ele é semelhante a um programa de rádio e pode ter um formato de entrevista e de um debate ou aula sobre determinado tema.Os podcasts têm sido um canal importante para consumo de conteúdo dentro de nossas rotinas corridas.

Imagens em evidência no Google:

As imagens estão ganhando cada vez mais relevância nos resultados do Google.Ao fazer uma busca, em alguns casos, as imagens aparecem em prioridade entre os resultados. O Google passou a levar em conta um fator que é fundamental no marketing: as imagens tem um grande poder de atrair nossa atenção mais rapidamente.

Telegram:

O Telegram é uma ferramenta semelhante ao WhatsApp, porém com funcionalidades mais desenvolvidas e principalmente sem limite de usuário nos grupos. Sem dúvida é uma tendência muito forte para 2022. É a oportunidade de você criar uma comunidade, com leads engajados e com taxa de entrega do conteúdo de praticamente 100%. É bom ressaltar que as tendências de Marketing Digital se alteram com regularidade. Aproveitar os benefícios de cada uma delas é importante, mas isso não quer dizer que você tenha que utilizar todas elas. O importante mesmo é unir várias vertentes do marketing na estratégia, de uma maneira que faça sentido e que estejam alinhadas com a abordagem comercial da sua marca.

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