Por que entender o conceito de lead é tão importante?
Atrair novos clientes é um dos grandes desafios que as empresas enfrentam. Por isso, a palavra lead se tornou muito difundida entre aqueles que trabalham com o marketing digital.
Lead, para o Marketing Digital, é um cliente em potencial que demonstrou vontade de consumir o seu produto ou serviço. Esse interesse pode ser demonstrado através do preenchimento de dados em um formulário para receber uma oferta ou uma assinatura de newsletter, por exemplo.
Ou seja, lead é quando um potencial consumidor teve algum tipo de interação com a marca avançando em seu funil de vendas (
saiba mais) fornecendo seus contatos para a base de dados da empresa.Assim, o lead se tornou sinônimo de qualquer visitante que, em troca de algum tipo de conteúdo, realiza um cadastro.Ampliando um pouco mais, dentro do conceito de marketing digital, o lead nada mais é do que um componente de uma
mailing list, mas pode também ser o público de uma marca nas redes sociais. Dessa forma, podemos denominar como lead o usuário que está ao alcance da empresa.
Lead ou lead qualificado?
Infelizmente, nem sempre é possível transformar o lead em cliente. Mas, o mesmo não se aplica ao lead qualificado.O conceito de qualificação de lead envolve o potencial cliente, que já diagnosticou a sua necessidade ou problema e está procurando a solução, ou seja, o usuário que está verdadeiramente considerando adquirir o seu produto ou serviço.Saber identificar quem são seus leads qualificados permitirá ao marketing criar campanhas mais eficientes e bem direcionadas para contactar esse consumidor.Neste momento, é crucial que o conteúdo das ações seja mais específico e segmentado para então convencer (definitivamente) o lead qualificado de que você tem o que ele precisa.Agora que você já compreende o que é um lead, é importante saber como atraí-los. Afinal, no atual cenário os leads tornaram-se fundamentais para o crescimento de uma empresa nos meios digitais.
Confira 3 formas eficientes de gerar os Leads que você precisa:
eBooks
Muito utilizado atualmente, é um formato de conteúdo textual para ensinar ao seu potencial cliente determinado assunto.
Webinars e Vídeos
A produção de conteúdo audiovisual vem se destacando na produção de conteúdo pela facilidade de produção e consumo. Investir em um webinar é uma boa opção, pois o vídeo é gravado ao vivo, o que permite interação em tempo real e muita troca de ideias com o público que está assistindo. Muito usado, principalmente, em lançamentos de produtos ou serviços digitais.
Infográficos
Como já mencionamos anteriormente, tudo o que é visual atrai mais facilmente. Por isso, representações gráficas são uma forma efetiva de oferecer informações. Por apresentarem um layout atraente (com imagens e desenhos), é uma forma dinâmica de tornar o conteúdo atrativo e de fácil entendimento.Essas iscas contribuem e muito, mas para atingir os resultados e potencializar a sua taxa de conversão é essencial focar também em criar uma boa landing page e investir na manutenção do relacionamento com os clientes.