Você já ouviu falar em Smarketing?
O termo Smarketing nada mais é do que a junção entre as palavras em inglês “sales” e “marketing”. Além disso, também é um trocadilho por ter sonoridade parecida com a palavra “smart” (esperto em inglês), deixando subentendido que é a forma mais inteligente de se implementar o marketing em uma empresa. Mas, apesar da explicação simples, o seu sentido não é tão fácil assim.
De acordo com um estudo da Hubspot, 87% dos profissionais dessas equipes avaliam a outra negativamente. O Smarketing resume um conjunto de ações que visam acabar com esses desentendimentos, com as dificuldades e, sobretudo, alinhar as atividades entre essas áreas.
Quem trabalha nesse meio conhece bem as diferenças e rivalidades comuns às áreas de vendas e de marketing, que nem sempre parecem estar do mesmo lado e, em alguns casos, nos fazem pensar que trabalham uma contra a outra.
Qual a função do Marketing?O departamento de Marketing é basicamente o responsável por gerar demanda para os produtos e serviços de uma empresa. Através de estratégias de posicionamento de marca, atração de clientes, relacionamento e comunicação dos diferenciais que a companhia oferece.
O que a Equipe Comercial faz?
Assim que um possível cliente está na etapa de decisão da compra, a equipe de vendas entra em ação. Os vendedores são os responsáveis pela abordagem pessoal, direta ou indireta, que resulta em uma proposta comercial. Em seguida, se tudo ocorrer como o desejado, concluem a venda.
Por que eles brigam tanto?
Ao observarmos as funções de cada setor percebemos que ambos se relacionam com o mesmo cliente, mas em fases diferentes. Ou seja, um complementa o trabalho do outro e, portanto, era de se esperar que fossem muito unidos.
Mas, a realidade é bem diferente! É normal em algumas empresas ter uma disputa (mesmo que velada) entre a equipe de vendas e o marketing e, consequentemente, um descompasso entre os departamentos.Apesar das duas equipes terem o mesmo foco – finalizar a venda e cativar o cliente – na maioria das vezes não há diálogo entre eles e um setor desconhece os processos do outro. Quando isso acontece, oportunidades e lucros acabam reduzidos.E como resolver esse problema? Uma excelente solução: o
Smarketing!
Como o Smarketing pode ajudar?
O Smarketing é uma estratégia de marketing e vendas que tem como objetivo promover a união entre os dois departamentos para, assim, fechar mais e melhores negócios com o cliente.Somando a metodologia de vendas com o planejamento estratégico do marketing, ele consegue promover o trabalho conjunto, em prol do objetivo final: com a criação de um plano de ação, um captando e o outro convertendo em clientes por meio das vendas.Em outras palavras, adotar o Smarketing é ótimo para engajar as equipes, reduzir os atritos e apostar em uma estratégia mais alinhada.
Muito prazer, me chamo Smarketing ou Sales Marketing.Por que você deveria apostar nessa metodologia em sua empresa ou negócio? Confira os benefícios e descubra:
- Promove maiores taxas de conversão
- Aumenta os resultados em vendas
- Otimiza constantemente a estratégia
- Gera harmonia entre as duas equipes
Mas como aplicar essa estratégia?1)
Definir objetivos – quanto é necessário crescer, quantos clientes serão precisos, quantos contatos devem ser feitos para isso, etc;2)
Implementar acordos de nível de serviço entre as áreas – isso irá documentar o compromisso que cada equipe para atingir os objetivos compartilhados;3)
Suprir o processo com informações – à medida que o contato com o cliente acontece, definindo perfis mais lucrativos, para que se possa oferecer serviços com mais retorno;4)
Manter a comunicação aberta – com reuniões regulares, não para tratar só de problemas, mas também dos sucessos nos processos de cada área;5)
Confiar nos dados – e não em emoções quando as coisas não saem conforme o planejado.
A sintonia é necessária!
Um dos pontos principais desse método é a troca de metas lógicas e mensuráveis entre as equipes. Definindo, assim, que as estratégias desses dois setores estejam alinhadas e com foco em um objetivo semelhante — gerar mais lucro para a empresa.Resumindo, a lição que o
Smarketing mostra é que não será possível obter resultados significativos enquanto as equipes não conversarem entre si e, principalmente, não falarem o mesmo idioma.A ferramenta prioriza um trabalho focado, direcionado e em harmonia.
Quais os resultados positivos? Essa integração que o Smarketing promove minimiza os erros, melhora os processos, otimiza vendas, gera mais receita e ainda cria uma boa integração entre as equipes que, até então, poderiam estar separadas.