NICHO DE MERCADO: o que é e como definir?

O mercado é de uma complexidade tão grande que torna praticamente impossível para uma empresa atender a todos os consumidores nos seus mais variados segmentos. Mesmo porque cada produto ou serviço interessa a um público específico e é esse público a que chamamos de nicho. Por isso que o primeiro passo para se tornar competitivo nessa imensidão do mercado é identificar qual setor que o seu negócio atua e, dentro dele, reconhecer quais os possíveis clientes a serem conquistados.

A concorrência é grande e estratégias eficazes de venda só poderão ser criadas com o conhecimento profundo do seu público-alvo.

 

Por que é importante definir o nicho de mercado?

O nicho de mercado vai garantir que você entenda com maior clareza as necessidades dos consumidores, garantindo assim o seu diferencial frente à concorrência.Então, é através desse mapeamento aprofundado que seus produtos vão ganhar destaque no meio das inúmeras informações enviadas aos consumidores diariamente, facilitando a conversão e garantindo o sucesso do seu negócio. 

Ser especialista e referência de seu nicho de mercado.

O primeiro ponto importante que o nicho de mercado vai oferecer é que você possa se tornar especialista e referência com sua marca. Isso se dá pelo fato de que ao apresentar seus produtos e serviços de forma mais especializada, os clientes vão encontrar em seu negócio maior segurança para comprar. 

Fidelização de clientes.

Agora que você já conhece o seu nicho de mercado vai ser mais facilitado o processo de encantamento dos clientes, ou seja, com todo diferencial construído por seu negócio no setor que ele atua, a garantia de uma grande identificação dos consumidores com sua marca será ainda maior. 

TIPOS DE NICHOS DE MERCADO

 

Existem basicamente quatro tipos de nichos de mercado:

 

Geográfico:

É definido pela localização geográfica do cliente, podendo ser a partir do bairro, cidade, estado ou país. Para essa definição é importante realizar um mapeamento e ver qual o comportamento de seus concorrentes nessas localizações.

Demográfico:

Aqui você deverá entender as especificidades dos consumidores, como gênero, idade, renda, formação, classe social e outros detalhes que possam ser úteis na identificação de seu público-alvo.

Psicográfico:

O psicólogo vai identificar o estilo de vida do cliente, além de valores e personalidades. Conhecer este nicho vai garantir um maior direcionamento de seus produtos e serviços para grupos específicos.

Comportamental: 

Neste tipo de nicho conhecemos as necessidades, desejos e hábitos de consumo dos clientes como quantidade, o que ele precisa, frequência de compra, etc. 

Como conseguir definir o nicho para se destacar:

Você está pronto para definir seu nicho de mercado e assim se destacar da concorrência? Conheça agora alguns pontos necessários para identificar o seu.

 

Entenda os tipos de clientes:

Conhecer os clientes pode garantir maior efetividade para as ações de marketing do seu negócio. Só você sabe quais são seus consumidores e como se comunicar com eles, aproveite então para fortalecer cada vez mais esse relacionamento.

Faça pesquisas:

invista em pesquisas em sua área de atuação para observar os comportamentos de seus clientes e outros empreendedores. Isso pode ser feito de diferentes formas, através das páginas de busca na internet ou ainda de forma presencial. 

Analise seus concorrentes:

Para dominar seu nicho de mercado é importante conhecer como seus concorrentes se comportam.Aproveite para ficar de olho nos conteúdos produzidos, oferecendo o diferencial para seu público. 

Crie um mapa mental:

Mapa mental é uma ferramenta para organizar ideias e pensamentos. Crie seu mapa buscando trazer todas as informações sobre seu negócio, como produtos, diferencial, canais de venda e etc. 

Utilize termos certos:

Busque os termos certos que se relacionam com seu negócio, conhecidos também como palavras-chave Com elas você vai conhecer com maior facilidade seu nicho de mercado. 

Crie o melhor conteúdo em relação ao seu nicho online:

Produzir os melhores conteúdos é importante para incrementar suas vendas e atrair novos clientes. Busque sempre entregar o melhor, com conteúdos criativos e exclusivos. 

Finalmente, para conquistar seu nicho de mercado é também necessário se capacitar. Bons empreendedores trazem em suas bagagens ótimas formações. Invista em cursos, programas para empreendedores e troque experiências aprendendo algo novo todo o dia. O conhecimento é sempre o maior diferencial.

 

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