Diante da forte concorrência e do atual cenário econômico, investir em uma agência de marketing para cuidar de uma marca nos meios de comunicação já não é mais opção, mas sim uma obrigação para empresas que almejam obter sucesso.
Contudo, quando o assunto é escolher uma boa agência de marketing, alguns passos são cruciais para evitar o arrependimento. Primeiramente, é importante saber quais são os serviços necessários a partir de seus objetivos. Antes de sair procurando uma agência, analise sua empresa, reúna sua equipe e veja o que esperam conquistar através do investimento em marketing.
Por que saber escolher uma boa agência de marketing é tão importante?
Algumas agências, seja por inexperiência ou por vaidade, muitas vezes direcionam seus esforços para quantidade ao invés de qualidade, mas deixam de lado o resultado com base em estratégias bem definidas.É sabido que os anúncios/impulsionamentos, como ferramenta de divulgação, devem ser valorizados, mas isso não significa que funcione para qualquer cliente. O que deve ser destacado é a comunicação de acordo com o público alvo e persona, assim como o posicionamento da marca.Atualmente, está ocorrendo em algumas situações a desvalorização e banalização das profissões na área do marketing e comunicação e, com isso, às vezes pode ficar confuso para o cliente saber e definir com qual agência trabalhar. Algumas agências recém-criadas ou até mesmo com profissionais pouco capacitados muitas vezes cobram um valor bem abaixo do praticado do mercado, visando conquistar clientes. E, na maioria dos casos, não é a melhor opção.
Alto investimento em marketing x Baixo retorno
Nem sempre a mídia entregue atinge a máxima qualidade. Isso também não significa que houve intenção de prejudicar o cliente ou que a agência não sabia o que estava fazendo.É sempre bom ressaltar que, por mais experiente que um profissional seja, ele é um humano lidando com humanos, por isso é passível de erros. Não existe um método infalível com promessa de 100% de resultado.É claro que quando um alto investimento foi feito e o retorno é baixo, se a campanha falhou em atingir efetivamente o público-alvo, ou não foi vista como esperado, estamos falando de dinheiro perdido ou desperdiçado. E nenhuma empresa quer isso. Por isso que é tão importante saber exatamente aonde está depositando sua confiança. Ou seja, ter plena certeza de que fez uma boa escolha na hora de optar pela agência A, B ou C.Afinal, não tem nada mais frustrante do que investir seu dinheiro, tempo e criar expectativa em uma campanha e essa não sair como o esperado, não é mesmo?O que mais tem surgido no Mercado são campanhas de marketing
fails. Algumas por custarem uma fortuna e não darem retorno algum, outras por ter uma comunicação pouco ou nada eficiente e ainda as que ferem códigos legais e/ou morais. Todas essas têm duas coisas em comum:
dinheiro jogado fora e repercussão negativa.É válido dizer que o nosso objetivo não é assustar você, mas sim avisar e prevenir. O marketing é uma ferramenta essencial para todos os negócios, assim como é extremamente poderoso. E, como já sabemos, “com um grande poder vem grande responsabilidade”. Ou seja, quando bem aplicado, o marketing alavanca uma marca e traz sucesso. Mas nas mãos de pessoas inexperientes, também é uma arma potente para o fracasso.
Como evitar perder dinheiro e pôr o seu negócio em risco?
Escolher a agência certa traz resultados surpreendentes, afinal ela é que irá proporcionar o crescimento que seu negócio necessita. Mas, como em qualquer serviço, é preciso fazer uma boa pesquisa de mercado.Listamos as 10 que achamos fundamentais:
- Quais serviços a agência oferece?
- Quais serviços estão inclusos no seu pacote?
- Com quais tipos de mídia ela trabalha?
- A agência entrega conteúdo qualificado e direcionado?
- Gera novos leads? Esses leads são convertidos?
- Entrega relatórios periódicos para acompanhamento do cliente?
- A agência escuta a opinião do cliente?
- A pessoa responsável pelo atendimento da conta, mesmo depois de fechar o contrato, continua presente?
- A agência propõe novas ideias?
- Os profissionais são da área? Se possível peça uma reunião com pelo menos parte da equipe.
Esses são alguns itens fundamentais que devem ser analisados na hora de escolher uma agência.