Entenda o porquê da Comunicação Integrada ser tão importante
Uma empresa que pretende elaborar uma campanha de comunicação e marketing eficiente e bem planejada precisa conhecer as ferramentas disponíveis para que possa integrá-las de forma organizada e correta. Ou seja, é preciso compreender profundamente o conceito de Comunicação Integrada e como cada instrumento pode ajudar a alcançar o objetivo.A
Comunicação Integrada de marketing (CIM) é uma ferramenta estratégica importante para o desenvolvimento e crescimento das empresas, contribuindo para que uma marca consiga ter uma comunicação potente, alinhada e eficiente, com intuito de alcançar um impacto maior e se destacar perante a concorrência.Segundo Philip Kotler, o conceito de
Comunicação Integrada engloba a análise das funções estratégicas de cada atividade de comunicação, bem como sua integração contínua e permanente, somando esforços para que a mensagem seja concisa e uniforme. Cada empresa deve coordenar e orientar seus canais de comunicação com o objetivo claro de propagar uma mensagem única que esteja alinhada com seus princípios.Em contrapartida, as áreas da comunicação chamadas de ferramentas – Jornalismo, Relações Públicas, Marketing, Publicidade e Propaganda – formam um composto de comunicação e suas funções são tidas como cruciais quando reunidas em torno de um único propósito. Assim, essa articulação deve permitir que a comunicação seja eficaz e os resultados potencializados de forma a destacar não só a marca, mas também a identidade da empresa como um todo.Por conta disso, podemos entender a importância dessa ferramenta estratégica. Afinal, a
comunicação integrada une mensagem, conteúdo e veículos onde está inserida, além de auxiliar na identificação do mercado-alvo. Além disso, ajuda a atingir metas e conquistar uma imagem positiva. Aliada com todos os elementos do composto de marketing, os efeitos causados por suas ações são mais efetivos e certeiros, gerando ainda mais resultados.
O panorama atual desenha mudanças importantes nos hábitos de consumo e no mercado, principalmente a partir da popularização dos meios digitais de comunicação. A internet tornou-se um meio essencial e, a cada ano, milhões de novos usuários passam a acessar a rede.Nesse sentido, a
comunicação integrada associa as atividades direcionadas para os elementos do composto de marketing somando as mudanças existentes do mercado com as estratégias que deverão ser criadas para atingir o alvo. Assim, todos os âmbitos do marketing devem estar ligados diretamente com a comunicação existente na empresa. Por conta disso, é crucial que todos os departamentos da empresa estejam integrados entre si. A comunicação é a principal ferramenta de relevância para a integração dos departamentos, pois através dela é possível estabelecer um esforço coletivo focado em atender as metas e objetivos traçados pelos gestores.Dessa forma, a equipe de comunicação deve se antecipar aos fatos e apresentar uma política eficaz e transparente, cuja mensagem se apresente de acordo com as estratégias da companhia. Logo, é importante destacar que um dos diferenciais e ponto focal, conforme já mencionamos anteriormente, é a capacitação técnica dos profissionais que atuam na área, os quais devem desenvolver uma visão multidisciplinar de todas as atividades da comunicação.É válido lembrar que toda imagem de uma marca é construída com a composição e ajuda de todas as áreas de comunicação, as quais unem as energias para alcançar a projeção ideal, atingir o público-alvo e obter êxito em todas as ações desenvolvidas. Por fim, a
comunicação integrada é cada vez mais valorizada dentro das empresas, uma vez que suas ações são principalmente estratégicas.
A
comunicação integrada já é um conceito de marketing bastante conhecido entre os profissionais da área, que reconhecem sua eficácia e importância para as empresas. O mix de comunicação é composto por seis formas principais de comunicação:
Propaganda – difusão da mensagem, de conteúdo informativo e persuasivo, em TV, jornal, revista, etc. Utiliza vários tipos de mídia (eletrônica, tradicional, impressa, etc).
Relações públicas e assessoria de imprensa – promove e/ou protege uma marca e seus produtos. Constrói uma identidade corporativa focando em obter uma reputação positiva. Utiliza de
releases,
press kits, envio de sugestões de pauta, etc.
Vendas – é a ação e o efeito de vender, construída através do diálogo entre vendedor e comprador. Por atingir um número limitado de pessoas, exige treinamento, carisma e eficiência.
Marketing direto – atinge diretamente o consumidor, sem intermediários, e busca criar ou manter um diálogo com ele. Entre as principais formas estão: a mala direta, o e-mail marketing, o telemarketing, os brindes e os folhetos. Exige profissionais qualificados para aplicá-lo e é possível mensurar o retorno de cada ação.
Promoção de vendas – conjunto de ferramentas usadas para desenvolver e acelerar as vendas de um produto ou de um serviço. Geralmente visa um objetivo especifico, com tempo determinado e para impactar o consumidor, pode ser lançamento de um produto, por exemplo. Para isso, utiliza estratégias como cupons, descontos, sampling, programas de fidelidade, concursos, sorteios, embalagens diferenciadas, etc.
Eventos e experiências – os eventos podem ser desde palestras,
workshops e seminários a eventos culturais e esportivos. É importante que tenha uma boa divulgação, alinhada à comunicação definida pela empresa e um material bem estruturado, pois qualquer falha pode ocasionar no fracasso do evento e, consequentemente, o resultado oposto ao esperado.Assim sendo, pode-se afirmar que uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas organizações e para a otimização de suas atividades, influenciando positivamente no alcance dos objetivos estratégicos e até mesmo sendo fator decisivo para a permanência das marcas no mercado.