Você sabia que a identidade visual da sua marca está diretamente relacionada ao seu negócio?
Nesta semana, falaremos de um tema crucial para o sucesso de toda empresa:
a importância da sua identidade visual, ou seja, a forma com que a identidade de sua marca está relacionada aos negócios.Muitos autores dizem que a primeira manifestação de identidade visual está relacionada à pré-história e ao registro da mão humana nas paredes das cavernas. Reparem só como era fantástico através de uma “marca” no asfalto perceber que o homem conseguia interpretar desde o tamanho do animal até se a pegada era recente ou antiga. Ou até mesmo se era alimento, perigo ou ambos.De certa forma, hoje em dia a marca ou a identidade visual ainda estão relacionadas a isso. Mas o que seria exatamente “identidade visual”?
A identidade visual é o conjunto de elementos formais que representam visualmente – e de forma sistematizada –
um nome, ideia, produto, empresa, instituição ou serviço. Esse conjunto de elementos costuma ter como base o logotipo, um símbolo visual que se complementa nos códigos de cores, das tipografias, nos grafismos, em personagens e nas personalidades. E também outros componentes que reforçam o conceito a ser comunicado através dessa imagem, como o slogan.
Resumidamente, a identidade visual é a imagem ampliada da marca.
Como se destacar entre seus concorrentes?
Muitos empreendedores se perguntam como se destacar entre seus concorrentes, o que não é uma tarefa fácil atualmente. Mas a criação da identidade visual pode ser a resposta para esse questionamento, já que ela traz um registro para o seu empreendimento.Pense no nome do seu negócio e saiba que a identidade da empresa pode ser comparada a ele em termos de importância. Assim, os seus clientes passarão a dar mais credibilidade além de associar a uma imagem mais profissional. O público, por muitas vezes, é atraído pelo visual e acaba se fidelizando por outros motivos, mas o primeiro desejo vem pelo olhar.Conceitos bem definidos e a eficácia no meio digital são um dos pilares para o destaque da identidade visual da sua empresa. Cor e formas ideais, imagens e outros elementos devem ser minuciosamente pesquisados e trabalhados para que possíveis erros futuros sejam eliminados.
No meio digital, trabalhar a imagem da sua empresa significa dar uniformidade e organização ao seu site, à sua página nas redes sociais e para as diversas ferramentas digitais utilizadas pelo seu negócio. Todos deverão ter uma única identidade.
Histórias de sucesso
O creme dental Close Up decidiu reformular sua identidade visual e exibir um novo look, mais moderno e condizente com seu público, em 2013. A marca chegou ao Brasil em 1971 com o slogan “O creme dental para aproximar sorrisos”. Porém, em nossos dias, a imagem da marca ficou envelhecida. Os slogans, que traziam o discurso do “estar perto” ou “aproximar-se”, estimulando o clima de “pegação”, perderam o impacto e precisavam de uma repaginada. Neste ano, a Close Up reformula a identidade visual e, além disso, junto com a mudança lança a campanha “Posto, logo existo” como uma forma descontraída de mostrar ao consumidor sua nova cara.Essa necessidade de transformação também aconteceu na
BG Comunicação & Marketing. Em 2016, veio o desejo de nos reinventarmos e, após um período de introspecção, repensamos no negócio, no posicionamento da
Bianca Guilarducci e partimos para a nova etapa da nossa comunicação. Mais satisfeitos com o resultado desse trabalho, impossível!Por isso, é interessante investir em um setor voltado para essas práticas. Nós, da
Bianca Guilarducci Comunicação & Marketing, também podemos te ajudar nessa tarefa. Busque orientações, faça experimentos, reinvente-se sempre, busque boas referências e também inspirações. Essa área está em constante mutação e deve ser acompanhada de perto. Faça pesquisas, principalmente do seu público-alvo. Eles têm informações valiosas e certamente te ajudarão.
Boa sorte!