Tem quem pense que gerenciar as redes sociais de uma empresa é fácil
Com os avanços tecnológicos, principalmente dos meios de comunicação, as empresas precisaram inovar e buscar novas formas de se comunicar com os clientes fiéis e os potenciais.
Atualmente, tanto as redes sociais como a publicidade online são excelentes soluções para atingir o público de maneira bem-sucedida e precisa. Vale ressaltar que, assim como todas as mudanças, o perfil do consumidor moderno também sofreu alterações, sendo, portanto, imprescindível descobrir e investir em maneiras diferentes para chamar a atenção e desenvolver um bom relacionamento com eles, inclusive no meio digital.
Os computadores, celulares e tablets, assim como a internet, estão presentes em nosso cotidiano e, cada vez mais, as relações entre homem e máquina se intensificam, bem como as inovações tecnológicas que surgem em tempo recorde. Isso sem contar que as novas tecnologias modificaram as formas de consumir, as relações, entretenimento, lazer e todos os níveis da sociedade. Por conta disso, a importância e responsabilidade na gestão de perfis empresariais nas redes sociais é enorme, principalmente ao perceber o quanto o consumidor pode ser impactado pelo conceito desenvolvido em relação à marca.
Como construir o posicionamento online?Em termos de posicionamento no mercado publicitário, a proposta é que, como profissionais de marketing, precisamos vencer uma grande batalha nas mentes e trazer um diferencial significativo. Afinal, além da necessidade de um posicionamento competitivo em relação aos concorrentes, a marca ou o produto não tem o mesmo significado para todos os indivíduos. O entendimento pessoal envolve, também, uma percepção de valor. Muitas das vezes os consumidores enxergam determinada empresa de uma forma, mas analisam os perfis online de outra e, mesmo assim, nem sempre é o que a empresa deseja que sua marca represente ou como a empresa gostaria de posicionar sua marca nas redes sociais. O modo como os consumidores se relacionam com determinada marca está ligado não só em como foi feito o gerenciamento nos meios virtuais, mas também aos vínculos racionais e emocionais que esse consumidor desenvolve com o produto, serviço ou com a empresa a qual a marca representa.
Uma das principais características que uma empresa, marca ou produto deve ter, se deseja se destacar no mundo digital é estar sempre “antenada” com as tendências, investir em um bom conteúdo e apostar em inovações na maneira de transmitir a mensagem e conversar com seus clientes.
O profissionalismo por trás de um perfil empresarialAs redes sociais tornaram-se vitrine das marcas, estar nelas é um item obrigatório tanto para os negócios quanto para estar em contato direto com o seu público-alvo. Por isso o gerenciamento deve ser feito de forma profissional, a partir de uma estratégia definida.
O objetivo? Fortalecer a marca, atrair o público para uma futura compra, estabelecer um canal de comunicação, etc. Outro fator fundamental é identificar clientes insatisfeitos, reverter a situação e estreitar a relação. O gerenciamento das redes sociais vai além de simplesmente postar conteúdos. A imagem da marca é algo que deve ser estudado e planejado. A transmissão da informação deve ser focada, já que imagens e conteúdos atrativos são formas de prender a atenção do internauta. As publicações devem manter uma periodicidade para demonstrar ao seu público que há atualização e assim fazer com que ele volte para a página sempre.
Esse é o nosso trabalho: definir o melhor meio e a melhor forma de comunicar com conteúdo de qualidade. Com as mudanças nas práticas de consumo e a evolução tecnológica, as empresas que investem em inovações na comunicação online com seus clientes já possuem uma grande vantagem. Afinal, a propagação da mensagem pela internet é extremamente rápida e uma empresa que não tenha consciência disso está, provavelmente, fadada ao fracasso.