Formato móvel é mais uma possibilidade de empreender a marca
Já tem um período que a moda de bikefood e foodtruck conquistou o país. Feiras e locais públicos têm dado espaço para que marcas ligadas ao mercado gastronômico coloquem seus produtos além de pontos fixos para a sua operação. E devido ao bom retorno para estas empresas, este segmento está evoluindo e modalidades de outras áreas já estão aderindo ao funcionamento do negócio itinerante. Salão de beleza, agências de turismo, pet shops e lojas já estão apostando nessa tendência.
Vantagens para as empresas do investimento do negócio itinerante
Com a grande receptividade dos clientes, este negócio móvel está se tornando atrativo somando vantagens nas estratégias de marketing das empresas.Assim se tornando mais uma possibilidade de posicionar o empreendimento sem perder a sua essência. Apenas o formato modifica, porém mantendo a qualidade da oferta e sua conveniência, características chaves do varejo.Analisamos alguns pontos favoráveis deste modelo de negócios:– Trazer inovação e maior visibilidade da empresa;– Aumentar a proximidade do cliente com a marca;– Oferecer os serviços/produtos onde o cliente está e fidelizar ainda mais os consumidores através dessa mobilidade;– Explorar mercados locais diversificados;– Ter maior flexibilidade para definir preços, ofertar conveniência e agregar diferentes perfis de compradores;– Somar o faturamento através de eventos que exploram o mercado itinerante.Outra vantagem de ter a empresa sobre rodas é fechar parceria com companhias que permitem a comercialização de produtos e serviços durante o horário de almoço dos funcionários, além da participação em feiras que abrangem diversos segmentos, se tornando uma ótima forma de fazer publicidade com menor custo.
Os itinerantes chegaram para ficar! Mas avalie todos os pontos antes de aderir à moda
A principal recomendação é ter um plano de negócios bem definido. É indispensável que seus produtos e serviços tenham qualidade, diferencial e valor agregado para fidelizar a clientela e não despertar apenas a curiosidade do público ou confundir com o comércio informal. Outro conselho necessário é considerar as variáveis existentes que possam apresentar risco ao negócio, como as condições adequadas para se manter o comércio volante, principalmente as normas e legislações do local que pretende inserí-lo.