O planejamento estratégico de marketing é um guia para auxiliar sua empresa a caminhar na direção certa, servindo também para criar uma visão estratégica de médio a longo prazo com foco nos objetivos da sua empresa e nas tomadas de decisões.
Seja ele de pequeno, médio ou grande porte, independente do segmento de atuação, o planejamento estratégico é indispensável no planejamento de metas e objetivos do seu negócio.
Como realizar um planejamento estratégico?
Se você tem dúvidas em como montar seu planejamento estratégico, fique de olho nessas dicas que podem tornar o seu plano mais eficaz:
Análise SWOT
Como já falamos em outro post, realizar a análise SWOT é de extrema importância para o seu negócio. Analisar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças torna o seu trabalho de planejamento muito mais fácil de ser aplicado. Olhe para dentro da sua empresa, reúna sua equipe e trace as forças e fraquezas do seu ambiente interno. Observe os diferenciais e os pontos considerados fracos e que precisam ser melhorados. Faça o mesmo passo a passo ao analisar o ambiente externo, identificando as oportunidades e ameaças que rodeiam a sua empresa.
Todo esse processo serve para entender o contexto que seu negócio está inserido e, assim aplicar as devidas ações de acordo com o que foi diagnosticado.
Identidade da empresa
Tenha a missão, visão e valores da sua empresa bem traçados, de forma que seu público interno e externo consigam reconhecê-las. De forma resumida:
Missão é onde deve estar explícito o propósito e a essência da empresa. A razão pela qual existe;
Visão é onde a empresa quer chegar, em que patamar ela estará em determinado tempo;
Valores são os princípios que guiam a cultura da empresa. São os comportamentos praticados para cumprir e alcançar as metas traçadas na visão.
Caso a sua empresa já tenha parte desse planejamento estratégico de marketing realizado, é aconselhado verificar quando ela foi desenvolvida e ajeitá-la, caso haja necessidade.
Planeje metas e objetivos
Quando falamos das metas a serem alcançadas, é necessário entender que toda a empresa precisa participar desse processo. Por esse motivo, talvez seja necessária a criação de uma meta geral e, após, transformá-la em metas separadas para cada departamento da sua empresa, como: vendas, marketing, RH etc.
É fundamental que essas metas e objetivos sejam realistas perante a sua empresa. Não adianta exigir números muito altos para o seu time alcançar, se não condiz com o mercado no qual o seu negócio está inserido. Um passo de cada vez e você chegará ao sucesso.
Plano de ação e análise
Hora de colocar a mão na massa!
Com as metas e objetivos definidos, é preciso criar um cronograma para colocar seus planos em prática e definir os responsáveis por cada ação. Delegar para cada departamento o que deverá ser feito é uma etapa importante na hora de organizar seu planejamento estratégico de marketing. Fique atento a essa etapa.
Ordene com seu pessoal a ordem de importância de cada ação para acontecer. Filtre o que é mais simples e/ou urgente e dê prioridade.
Agora é só acompanhar o planejamento estratégico com os colaboradores da sua empresa. De preferência, marque encontros com seu pessoal para debater resultados alcançados e apresentar o que não vem dando certo.
Essas foram algumas dicas de pontos importantes do que deve conter no seu planejamento estratégico de marketing. Aqui na BG – Comunicação e Marketing nós realizamos esse e outros serviços que alavancam os seus negócios. Fique a vontade para marcar uma visita.