O trabalho em equipe une pessoas diferentes em torno de um mesmo objetivo: resultados
“Quando as pessoas trabalham juntas, como equipe, elas conseguem realizar coisas que qualquer pessoa trabalhando sozinha jamais conseguiria.” Você já ouviu essa expressão de Franklin Roosevelt? Hoje falaremos sobre a importância do trabalho em equipe e como ele, quando é bem realizado, gera resultados formidáveis para a sua empresa.
Uma característica cada vez mais valorizada no mercado de trabalho é saber como trabalhar e se relacionar com outras pessoas dentro da empresa. Ter habilidade para desenvolver um bom trabalho em equipe tem sido uma das qualidades mais procuradas nos processos seletivos. Afinal, trabalhar em conjunto significa direcionar os esforços, de forma coletiva, para solucionar um problema. São indivíduos que se dedicam a concluir uma tarefa, cada um desempenhando uma função específica, mas todos unidos por um só propósito: alcançar o sucesso.Para quem está se aventurando no mercado e abrindo a sua própria empresa, não há outra forma de conseguir o sucesso a não ser cooperando com quem trabalha com você e, até mesmo, com parceiros e clientes. Em outras palavras, para o empreendedor o
trabalho em equipe é a chave do sucesso.
É preciso admitir que entre falar e conseguir fazer há uma grande diferença, pois na prática a maioria das organizações sabem o quanto é difícil formar um grupo de trabalho coeso e harmônico. Os motivos para tal dificuldade são inúmeros e vão desde problemas de temperamento à afinidades e timidez.Alguns indivíduos têm dificuldades em aceitar ideias diferentes das suas e, com isso, acabam impondo o seu ponto de vista aos outros. Desse modo, acabam sendo vistos como intransigentes e até mesmo arrogantes.Além disso, podemos citar a má distribuição de serviços e a falta de supervisão adequada que acabam por deixar determinados componentes do grupo sobrecarregados e responsáveis por mais tarefas do que os outros. Com isso, alguns parceiros do grupo podem acabar ofendidos, pois os colegas estão assumindo um maior controle do trabalho e em contrapartida os atarefados se sentem explorados.Outra dificuldade que pode causar alguns problemas de relacionamento interpessoal é a timidez. Para os mais tímidos, trabalhar em equipe pode ser extremamente complicado. Com dificuldades de expor suas ideias e se posicionar, muitas vezes os mais inibidos sofrem quando necessitam da ajuda do companheiro de trabalho. Tais adversidades podem acabar causando prejuízos à empresa em um mercado de trabalho tão concorrido.
Contudo, apesar das adversidades que possam surgir, o
trabalho em equipe tem muito mais benefícios do que malefícios e esses são os pontos positivos que o mercado vislumbra e procura em um indivíduo. A cooperação unida a um bom relacionamento interpessoal são os elementos mais valorizados atualmente, principalmente para cargos de chefia.Trabalhar em equipe, além de beneficiar a empresa, também é muito bom para o indivíduo, pois fortalece a comunicação e a autoconfiança. Em um primeiro momento, os participantes aprendem a confiar e compartilhar com o companheiro seu conhecimento. Posteriormente, elas passam a entender que a equipe é mais importante e faz–se necessário passar as informações para que todo o processo de trabalho seja o mais eficaz possível.Também podemos destacar outros dois pontos.
O comprometimento e a qualidade. Nesse processo de trabalho, cada um é responsável por criar e procurar solucionar problemas que aflijam a equipe. Dessa maneira cresce o sentimento de responsabilidade e comprometimento, pois os integrantes querem fazer o melhor para o grupo. E assim chegamos à qualidade. Já que existe a preocupação em entregar o serviço com altíssima qualidade e no tempo estipulado, devido ao empenho empregado por cada integrante.Desse modo, podemos apontar que conflitos são comuns ao se trabalhar em conjunto. É necessário que, para o trabalho fluir de forma harmônica, cada integrante entenda o seu valor dentro da equipe e deixe de lado qualquer sentimento de individualidade e preciosismo. A integração e as boas relações entre os participantes devem prevalecer para o bem do grupo e, consequentemente, para o sucesso da empresa.