A voz da inovação

ENTENDA O COMÉRCIO DE VOZ.

De uma coisa ninguém duvida: o comércio de voz ou voice commerce chegou para ficar.

Embora apenas grandes corporações como Amazon e Apple o utilizem plenamente, a tendência do comércio de voz e crescer exponencialmente nos próximos 10 anos.

O motivo desse sucesso é a praticidade que ele traz para os consumidores no dia a dia. Imagine poder comprar o que você quer, fazer reservas em um restaurante, tudo sem sair de casa ou escritório dando apenas um comando de voz.

Você pode até pensar que só uma tecnologia altamente complexa seria capaz de fazer isso, mas outra vantagem do comércio de voz é a sua simplicidade. Atualmente, os Assistentes de Voz podem ser integrados a um smartphone ou funcionarem em dispositivos próprios. Em um futuro próximo já se prevê o comércio de voz como opcional em alguns modelos de automóveis.

Um outro benefício que vem contribuindo bastante para o sucesso do comércio de voz, é a possibilidade que ele oferece de se realizar uma compra em poucas etapas: o processo começa com o usuário dizendo uma palavra ou frase específica. Em seguida, basta informar que se deseja fazer uma compra e o Assistente de Voz perguntará que tipo de produto você deseja. A partir daí, basta aguardar o retorno das opções.  Após a escolha, o Assistente de Voz perguntará ao usuário sobre a forma de pagamento, endereço de entrega e pronto. A compra foi efetuada.

Sem dúvida, o comércio de voz também traz vantagens competitivas para as empresas  que disponibilizam este serviço ao consumidor.

Primeiro por facilitarem as compras, inclusive naqueles momentos em que o cliente não iria conseguir efetuá-la. Segundo diz diretamente aos e-commerces que passam a vender sem a necessidade de nenhuma digitação. E terceiro pela ótima experiência que proporcionam, algo sempre bem-vindo por quem deseja comprar.

Talvez o maior desafio dos comércios de voz está na própria tecnologia que tende a avançar. Em alguns casos, uma pequena distorção na voz do usuário gera o não reconhecimento da mesma pelo Assistente se tornando um impeditivo para a realização da compra.

Outro fator é a voz não amigável de alguns comércios de voz, o que causa resistências por parte de algumas pessoas. A adoção de medidas de segurança que impeçam compras indevidas por terceiros também promete evoluir.

O fato é que o comércio de voz deixou de ser ficção científica e virou realidade. Uma voz que vai falar cada vez mais alto nas decisões de compra.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *