Ao longo de 2022 acompanhamos mudanças no comportamento do consumidor que impactam diretamente no Marketing Digital, hoje a preocupação central não é mais criar uma necessidade
no consumidor e sim que o cliente engaje mais com a marca. Diante disso estudar e compreender o comportamento desse consumidor passou a ser essencial, a partir desse estudo podemos criar grandes oportunidades.
O fortalecimento das redes sociais e criou formadores de opiniões, conhecidos como influencers que muitas vezes são capazes de mudar o comportamento do consumidor, sendo importante compreender que o consumidor age de forma diferente em cada canal.
Separamos algumas tendências que estarão em alta em 2023
- Vídeos Curtos
Eles vieram pra ficar, os vídeos curtos construídos a partir de narrativas que engajem vem ganhando cada vez mais espaço. São deias rápidas, curtas e bem direcionadas que tendem a ter um bom retorno junto ao público, especialmente com apelo de humor.
- Marketing de Influência
O bom e velho boca a boca está repaginado, o Marketing de influência agora com o mercado dos influencers mais consolidado, está mais em alta do que nunca. Segundo uma pesquisa da Nielsen, o Brasil é o segundo país que mais segue influencers no mundo. E não para por aí, de acordo com a HootSuite, 43% dos brasileiros já fizeram uma compra motivados por alguma ativação de Marketing de Influência.
- Omnicanalidade
Se você ainda não ouviu esse termo, fica aqui que vamos te explicar tudo. Já pensou em integrar todos os canais disponíveis de contato, onde o cliente pode iniciar a comunicação por um canal e finalizá-lo em outro? A estratégia não apenas valoriza a marca como torna a jornada do cliente, incrível. Atualmente com as vendas ainda mais digitalizadas e um consumidor mais exigente, é preciso personalizar ainda mais o atendimento e experiência. Segundo a pesquisa Social Commerce, realizada pela All In e Social Miner, 56% dos consumidores usam as redes sociais para ter acesso à avaliação de outros clientes. Você vai querer fornecer experiências cada vez melhores, certo?
- Banco de dados e CRM
Se você ainda não possui um banco de dados com informações dos seus clientes, corra para não ficar para trás, investir em ferramentas para manter o relacionamento com os clientes e um atendimento de excelência para solucionar suas demandas de forma ágil são fundamentais. O banco de dados, permite que você consiga identificar o comportamento dos consumidores e trabalhar estratégias de remarketing por exemplo.
O Marketing Digital está cada vez mais amadurecido e vai muito além da comunicação das redes sociais, é importante ter estratégia e acompanhar as tendências para se destacar no meio digital.