Análise de SWOT: Qual a importância para sua empresa?

Uma presa que deseja crescer e se tornar competitiva, conquistando cada vez mais clientes, precisa criar estratégias eficientes, para isso, é importante conhecer suas oportunidades e ameaças, é necessário saber identificar seus pontos fortes e pontos fracos. A Análise de SWOT é a ferramenta que usamos para guiar nossos passos e direcionar esforços para o crescimento da marca, a palavra SWOT é a abreviação das palavras em inglês: Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças), que representam os quatro pilares que as empresas devem estar atentas, se quiserem se destacar.

O objetivo da análise SWOT é ajudar o seu negócio a identificar os fatores que podem ajudar no crescimento da marca. Sendo assim, a ferramenta pode potencializar suas forças, atenuar fraquezas, encontrar oportunidades e antecipar o alerta para as ameaças.

A análise SWOT também é importante antes do desenvolvimento de um novo produto, serviço ou solução, com ela, é possível mapear cada um dos fatores que podem influenciar no processo e ajudar a empresa a se preparar para o mercado.

Separamos alguns benefícios que podem ser alcançados com o uso dessa ferramenta:

  • Identificar os pontos fortes no gerenciamento da empresa
  • Ter uma visão ampla do negócio, seja interna e externamente.
  • Adotar posturas com o objetivo de resolver ou minimizar os riscos e os problemas identificados.
  • Identificar os pontos positivos, analisar os pontos competitivos e as principais falhas.
  • Definir quais as prioridades de atuação e auxiliar as tomadas de decisões.

Aqui na BG para obtermos melhores resultados e torná-los constantes adotamos a análise SWOT como um monitoramento constante, com uma avaliação anual. E sempre a realizamos antes da definição de qualquer planejamento estratégico.

Gostou desse conteúdo? Conte-nos o que achou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *