É imprescindível ter a missão, visão e valores bem definidos na empresa
Não importa o porte e a área do seu negócio, seja qual for o número de funcionários e o ramo de atuação, a criação da missão, visão e valores é essencial. Assim como, é importante que todas essas informações estejam perfeitamente alinhadas.
Como já falamos anteriormente,
toda empresa precisa ter uma identidade para se diferenciar no mercado. Definir essas informações serve exatamente para pontuar a forma como a organização deseja ser vista por seus clientes e funcionários. Sendo assim, a cultura organizacional deve ilustrar as principais características da empresa, expondo aquilo que ela acredita, pratica e valoriza. Todos esses pontos são resumidos na definição de sua
missão, visão e valores.Dentre os diversos benefícios de enumerar esses pontos, podemos citar o engajamento dos funcionários. Quando conhecem bem os propósitos e objetivos da empresa, os funcionários e colaboradores conseguem absorver mais facilmente o que o empregador espera do seu trabalho e como proceder para colaborar na conquista dos resultados.Como componentes essenciais dentro de uma organização,
a missão,
visão e valores definem o comportamento institucional da empresa, servindo como um orientador comportamental para todos os funcionários e envolvidos no funcionamento dos negócios. Assim, esses elementos orientam sobre os objetivos da corporação. Por isso, pensar com cuidado na hora de elaborá-los é crucial para direcionar corretamente por onde e como todos devem seguir.
Definir esses conceitos fazem parte da criação de um identidade corporativa
A maior parte das empresas elabora esses elementos logo quando são fundadas, pois, juntos, transmitem a imagem de uma organização íntegra e com objetivos bem definidos. Mas será que é fácil pensar nesses conceitos?Ora, uma vez que o empreendedor tenha firmeza em seu propósito, definir esses três pontos pode ser trabalhoso, mas não é difícil.A
missão pode ser explicada como a razão de ser da empresa, ou seja, é o motivo da existência desse negócio. Nela, exalta-se o que a empresa faz, o motivo e como faz, assim como ela espera ser reconhecida interna e externamente.É imprescindível que a missão esteja na ponta da língua de todos os colaboradores e não apenas “da boca para fora”. O entendimento deve ser completo e deve ser usado para direcionar suas atitudes e decisões.Na hora de desenvolver a missão de sua empresa, algumas perguntas que podem ajudar são: Para que a empresa existe? O que a empresa faz? Para quem?Já a
visão é o responsável pelo direcionamento da empresa. É a união das convicções que norteiam a sua trajetória. Resumindo, a visão pode ser definida como a direção desejada, uma ideia do que a empresa pretende conquistar a médio e longo prazo e, ainda, onde ela espera chegar.A
visão deve facilitar as respostas para: O que a empresa quer se tornar? Onde queremos chegar? Em que direção devemos apontar os esforços? Para onde os recursos investidos estão levando a empresa? O que eu estou ajudando a construir?Por outro lado, os
valores transmitem as convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta da organização. Assim sendo, os valores organizacionais são os princípios que orientam o funcionamento da empresa.Uma vez definida a missão e a visão, é necessário pontuar quais valores não é possível abrir mão e que vão orientar a maneira que a empresa pretende atingir os seus objetivos descritos na
visão.
Mas por que criar a Missão, Visão e Valores?
Definir esses pontos é tarefa para empresas de todos os portes e ramos de atuação. Esses conceitos fundamentais auxiliam na direção estratégica que deverá ser tomada, englobando a integração das operações e motivação da equipe. Além do que, são ferramentas para que o empresário compreenda qual o papel de seu negócio na sociedade e quais objetivos pretende conquistar.Um ponto positivo, e que traz diversos benefícios para o negócio, é que também ajudam a atrair talentos. Esses três conceitos fornecem informações para conquistar profissionais que se identifiquem com o perfil da empresa e compartilhem dos mesmos princípios. Funcionam também como orientadores para os profissionais que participam da seleção dos candidatos, adequando assim a triagem durante avaliações de currículos e entrevistas.Contudo, é crucial que as empresas se atentem para que esses princípios não fiquem apenas como decoração. Esses elementos devem ser realmente utilizados no dia-a-dia e na elaboração das metas empresariais. Precisam ser verdadeiros norteadores que contribuam com todos, inclusive no bom funcionamento da empresa.