Quando falamos para nossos clientes que um site é fundamental para a divulgação e crescimento do negócio, também explicamos que todos os dias novos concorrentes entram na briga e que manter a página com um bom posicionamento orgânico no Google requer estratégias, melhorias continuas e estratégia na escolha das palavras-chaves.
As técnicas de SEO (Search Engine Optimization) exigem uma série de procedimentos, uma etapa essencial é a escolha das palavras-chave, que devem ser escolhidas estrategicamente para que seu site consiga alcançar as primeiras posições no maior buscador do mundo.
Nos últimos anos o Google ganhou muito mais espaço do que se podia imaginar, é a partir deles que as pessoas realizam buscas sobre assuntos diversos e encontram páginas com conteúdos capazes de esclarecer suas dúvidas e influenciar seu poder de compra.
O objetivo do nosso time de performance é que os sites dos nossos clientes apareçam no ranking dessas páginas. As buscas são feitas, em sua maioria, pelas palavras-chave. Sendo assim, a seleção das palavras-chaves é um dos pontos fundamentais para quem quer aparecer no topo e para definir as estratégias que irão auxiliar na busca por esse objetivo.
O que são palavras-chave?
Pra começar, vamos do início, quando um usuário tem dúvida sobre algum assunto, é a palavra-chave que ele coloca no Google. Então, quando definimos as palavras-chaves para nosso site. Logo, quando definimos uma palavra-chave para nossa página, comunicamos ao Google que o nosso conteúdo aborda o assunto relacionado aquele termo em específico.
Aqui na BG, nós sabemos que na internet a competição é disputadíssima, então a escolha dessas palavras está totalmente associada a um planejamento mais estratégico, visando sempre resultados melhores.
Como definir as palavras-chave?
Primeiro passo para definir as palavras-chaves é compreender as necessidades da persona do seu negócio, então produzimos conteúdos direcionados totalmente em responder as dúvidas de quem está lendo. Assim como você está fazendo agora!
A produção do texto
A produção dos textos do seu site, nós seguimos técnicas de SEO, algumas palavras-chaves têm obrigação de serem aplicadas para melhorar o posicionamento do seu site
Meta Description – Se trata da descrição que aparece para o Google abaixo de seu site, quando a busca é realizada. Ela deve ser breve, concisa e o mais importante: conter a palavra-chave.
URL – As URLs devem ser amigáveis, simples e autoexplicativas. A palavra-chave também deve estar presente.
SEO Title – Ele será exibido como resultado quando uma busca for realizada, tanto no Google, quanto nas redes sociais. Seu objetivo é fazer com que o leitor saia da página de busca e acesse seu site.
Title Tag – Os títulos internos dos blogs também devem conter as palavras-chave. Dependendo do formato do seu blog, o title tag será o equivalente ao H1.
Tem como objetivo garantir que o leitor permaneça na sua página e leia o conteúdo até o final.
Com tudo isso podemos concluir que, as palavras-chave sozinhas não adiantam nada, é necessário que elas sejam acompanhadas de um conteúdo estruturado, completo e bem escrito.
Aqui, nós concentramos nossa energia na produção de um material bem completo e o mais relevante possível, levando em consideração os interesses do usuários.
A construção desse material pode parecer simples, mas exige pesquisa, estratégia e análise da concorrência. Durante a análise da concorrência enxergamos oportunidades para seu negócio e mapear os pontos fortes e fracos da concorrência.
Como estão as palavras-chaves do seu site hoje?