Já dizia a frase: a comunicação é a alma do negócio! Atualmente a publicidade utiliza o storytelling para contar histórias e fazer uma conexão com o psicológico e emocional do público.
Mas qual seria a relação entre o storytelling e a marca?
Percebemos que as pessoas gostam de ouvir histórias. De alguma forma, todos prestam atenção em uma narrativa quando alguém conta. O storytelling também faz isso! Essa prática tem o conceito de contar para o consumidor algo que chame sua atenção e que o faça se identificar com a empresa, com intuito de criar relações diretas (e muitas vezes emotivas) das marcas com as pessoas. Essa técnica de marketing usa a ferramenta psicológica que influencia os clientes sobre uma situação, um produto ou uma empresa a adotarem algum comportamento e comprar determinada ideia.O storytelling faz a marca se preocupar em ir além do seu produto e conquistar seu consumidor de verdade, uma vez que conexões emocionais ajudam o público a se envolver e ater informações mais facilmente.As estratégias que o compõem permitem uma ligação com os objetivos de quem recebe a mensagem. Por esse motivo, deve-se ter cautela com a construção das ideias, pois tudo que é dito passa a ser associado à imagem da empresa, já que a publicidade tem seus truques para encantar e convencer as pessoas positiva e negativamente.
Storytelling na Publicidade
Os dias da propaganda voltada apenas para o produto e promoção já perdeu espaço no mercado. Pop-ups nos sites ou comerciais durante vídeos não são bem vistos pelo público. O objetivo publicitário de hoje é fazer com que as pessoas não comprem apenas seu produto ou serviço, mas o significado e valores da sua marca com histórias bem construídas e narradas, com personagens autênticos e emocionantes, que criam uma experiência única e verdadeira ao seu público.O positivo dessa técnica é que há um diálogo com lado emocional do público criando uma empatia maior e assim a empresa é vista como próxima, preocupada e ciente dos problemas daqueles que veem a propaganda.Outro caso a ser ilustrado para um bom uso de storytelling é o da Apple. As campanhas da empresa atingiram um alto nível de entretenimento ressaltando os valores e a criação da marca mostrando ao mundo que ela poderia pensar diferente e criando produtos de uso simples com design bonito. E quando a ideia é apresentada através da história da vida da empresa como foi com a Bauducco? Ela mostrou a tradição, que começou numa pequena cozinha familiar, oferecendo confiança através dos seus produtos.
Como deve ser usado o storytelling?
Atualmente as propagandas são pensadas com a técnica de storytelling e seus objetivos bem claros: aliar a publicidade que a marca quer apresentar com o conteúdo que as pessoas querem ouvir.Narrativas verdadeiras são poderosas porque geram curiosidade, identificação e envolvimento, pois prendem a atenção do público.Os seguidores adoram ver as marcas se comportando como pessoas, tirando dúvidas, interagindo até com outras marcas e pessoas.E não é preciso ter um investimento alto para realizar campanhas com grandes produções. Trabalhar essa técnica é possível com criatividade e precisão. Qualquer plataforma pode servir para contar as histórias: blogs, vídeos, televisão, rádio e mídias sociais.A dica certa é encontrar a mensagem correta a ser transmitida, e não apenas contá-la. Para isso, a empresa deve ter em mente o que deseja que o consumidor pense sobre sua marca. Comunicar uma mensagem consistente, que pode ser desde um slogan até a história de personagens, faz com que o público se identifique tornando sua marca inesquecível, aumentando o seu público e acima de tudo fidelizando os clientes.