Quem nunca pensou que o home office é um jeito fácil de ganhar muito trabalhando pouco?
Não é bem assim. Mas há quem diga que ainda é o melhor lugar do mundo para trabalhar.
A jornada tradicional – aquela que vai das nove da manhã às seis da tarde – se torna cada vez mais abstrata com o avanço de conceitos de mobilidade e computação. Uma das coisas fantásticas proporcionada pela tecnologia é a capacidade de executar trabalhos de qualquer lugar onde tenha uma conexão com a internet. Trabalhar de casa tem uma série de vantagens e, em muitos casos, realmente funciona. O problema é que o home office ainda está relacionado a pontos negativos e tem muita gente que torce o nariz para esse novo jeito de trabalhar.
OS DESAFIOS DO HOME OFFICE
Menos estresse no trânsito, mais economia no almoço e o conforto daquele moletom surrado… Tudo parece um “mar de rosas” quando falamos sobre o trabalho realizado remotamente. Mas, na prática, as coisas não são bem assim. Trabalhar de casa pode não ser tão fácil quanto parece. Muitas pessoas têm dificuldades para se adaptar e manter a produtividade, mas com foco e muita disciplina, é possível se organizar e ver muito mais benefícios do que desvantagens nessa prática. Para trabalhar de casa, o profissional precisa ser orientado para cumprir metas sem a necessidade de supervisão constante.Muita gente acha que se começar a trabalhar em home office vai poder dormir até as onze horas da manhã, passear no shopping quando bem entender, beber uma cervejinha com os amigos no meio da tarde e trabalhar quando sobrar um tempinho.
Mas para funcionar com produtividade, o home office exige um grande autocontrole e uma dose extra de disciplina para lidar com “tentações”, como disciplina para saber a hora de começar e de terminar o expediente, disciplina para organizar o espaço de trabalho e para gerenciar o andamento de suas tarefas e não se perder nos prazos.AINDA ASSIM, O HOME OFFICE PODE SER O MELHOR LUGAR DO MUNDO PARA TRABALHAR
Apesar dos desafios, quem consegue administrar seu tempo e produzir com qualidade no home office acaba
trabalhando melhor e aproveitando muito mais a vida. Com o trabalho remoto, evitam-se as várias horas e o enorme estresse causados pelo trânsito no trajeto entre casa e trabalho. O tempo que o colaborador ganha escapando dos congestionamentos pode ser utilizado para praticar esporte, acompanhar um filho no médico, relaxar, ou até mesmo adiantar as tarefas para garantir tempo livre em outro momento.Com a redução do estresse, quem sai ganhando é a saúde. Além de tudo, você terá ainda todo o conforto que você sempre quis em seu escritório. Pode organizar o ambiente da forma que imaginar, o que pode ser transformado em motivação para fazer os trabalhos da melhor maneira possível.Se todos encararem o trabalho remoto com a devida seriedade, em pouco tempo teremos uma situação similar a de países como EUA, Inglaterra e Índia, onde esta modalidade já faz parte do cotidiano e traz benefícios para milhões de empresas e trabalhadores. Afinal, trabalho é algo que se faz, não um lugar para onde se vai.
E, no final de tudo, trabalhar home office é bom para o colaborador e melhor ainda para a empresa que o emprega.